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A didática da matemática

A DIDÁTICA DA MATEMÁTICA

                                                                                         Damaris Leite da Silva

·        Resumo

A reflexão  sobre a didática da matemática , desenvolve em vários Países , porém é na França que se tem formulado o corpo principal de conceitos teóricos próprios , a partir dos quais reclamam se  atualmente seu conhecimento como disciplina no campo cientifico. A didática da matemática estuda o processo de transmissão e aquisição de diferentes conteúdos desta ciência , particularmente na situação escolar e Universitária . Propõem – se  a descrever e explicar os fenômenos relativos a as relações entre o ensino e aprendizagem .Não s reduz  somente  a buscar uma boa maneira de ensinar uma noção fixa , mesmo quando se espera , ao finalizar , ser capaz de oferecer resultados que lhe permitam melhorar o funcionamento do ensino. Do ponto de vista pedagógico, a matemática moderna devia ser ser viva , tanto em seu conteúdo como em seu ensino; colocava-se ênfase no papel da atividade do aluno , desenvolvendo uma pedagogia da ação (DIENES, PICARD e PAPY, 1986). As desilusões, que não tardaram a ocorrer , colocaram em evidencia a insuficiência destes pontos de vista : a matemática não havia convertido em algo fácil de aprender. Alguns objetos de ensino introduzidos, mal-adaptados, sofriam transformações não prevista pelos autores das reformas, as múltiplas inovações realizadas não permitiam constituir um corpo de conhecimento confiável.


  • Palavras chave : contextualizar , conteúdo , processo de aprendizagem.


  • Introdução

         A didática da matemática nasceu na França , no contexto de um amplo movimento do ensino cientifico nos anos 60 , porem , de certo modo , rompendo com o ponto de vista que subjazia ás reformas .
Todo o período anterior tinha sido marcado  por uma focalização exclusiva sobre os conteúdos : tratava-se de diminuir a distancia entre o saber da disciplina e o saber ensinado , d determinar processos de elementarizaçao desse saber que permitissem melhorar o ensino desta transformação que , no decorrer de um século , tinha abalado a edificação matemática.
    A  didática da matemática estuda o processo de transmissão e aquisição de    diferentes conteúdos desta ciência , particularmente na situação escolar e universitária .                           Propõem a descrever e explicar os fenômenos relativos as relações entre seu ensino e aprendizagem .  Não se reduz somente em buscar um boa maneira de ensinar uma noção fixa , mesmo quando espera , ao finalizar , ser capaz de oferecer resultados que lhe permitam  o funcionamento do ensino.


A situação na  Argentina:
Na Argentina , como outros Países da América Latina , as reformas sucessivas tem provocado mudanças mais ou menos profundas no ensino da aprendizagem da  matemática .
A ausência de politicas  educativas coerentes e sustentadas , a respeito da pesquisa , capacitação , processos circulares , etc. tem provocado um difusão de idéias altamente dependentes de situações circunstancias , provocando desenvolvimentos diferente em diversos lugares do Pais e a coexistência de teorias ou concepções didáticas contraditórias , e inclusive superadas umas pelas outras em suas gêneses históricas.
Porém ao redor das pessoas ou de instituições se tem constituído grupos de trabalho ou pesquisa que, ainda que em situações muito desfavoráveis , tem preservado as condições de discussão próprias de conhecimentos  .
As pesquisas e elaborações teóricas produzidas em diferentes lugares do mundo constitui-se na busca de respostas adequadas a problemática local.
As produções destes grupos e instituições  , necessariamente heterogêneas , situam-se em diferentes níveis : prescritivos ( documentos curriculares ) , propositivos ( matérias de apoio , livros de textos ) , de difusão ou de pesquisa de base ; porém , sua escassa ou instável inserção nas estruturas educativas impede uma difusão coerente e sistemática que produza um melhoramento sensível e duradouro da qualidade da educação .
A  escassez ou desatualização da bibliografia especifica dirigida aos mestres ou professores é uma variável de forte incidência na situação descrita . Dos textos em circulação , muitos foram editados há muitos anos atrás , e ainda alguns mais atuais transmitem concepções amplamente revisadas e questionadas em outros Países do mundo em alguns espaços de discussão locais.
Apesar desta situação , os professores desta situação , os professores ao longo de todo o País realizam importantes esforços para capacitar -se e defender condições de trabalho propicias para o avanço e melhoramento de sua tarefa .
Além disso , é necessário que sejam realizados intensos e contínuos debates , seja em relação ás prioridades de ação sobre o sistema educativo , como também a respeito dos meios de ação mais eficazes para intervir no sistema . Entre outros aspectos , devem ser incorporados praticas de avaliação dos projetos que são desenvolvidos , que ofereçam bases mais racionais para a tomada de decisões .
O desenvolvimento das  didáticas de áreas especificas a que me refiro abre a possibilidade de abordar alguns problemas em sua especificidade , e ao mesmo tempo converter-se em exigência e procura de formação . 
Como afirma Michele artigue  ( Michele , 2001 ) :

No seu ponto de vista pedagógico , basta saber matemática,  para saber ensiná -la , considerando alguns princípios gerais.

·         Metodologia

O presente artigo ,empregou dados bibliográficos com base na metodologia da didática , o qual procurou convocar alguns  teóricos os quais são relativos ao avanço da didática da matematica.
São necessários múltiplos esforços para conseguir também a difusão de outros autores , nacionais ou estrangeiros , não incluídos  nesta obra  , porem fundamentais para o desenvolvimento da didática da matemática . Difusão que será tanto mais  proveitosa quanto seja pedida a partir do trabalho e da problemática de grupos  locais que busquem avançar na analise da realidade do ensino da matemática e na provisão de respostas validas e viáveis em cada contexto .
Procurou-se , também ,que os conteúdos sobre os quais estruturam-se os trabalhos fossem representativos , seja porque são assinalados pelos professores como problemáticos ou conflitivos , seja porque resultem prioritários para a pesquisa e desenvolvimento na área .
Desta maneira doutora Cecília Parra -2001 ) ressaltou que a didática da matemática , descreve seis princípios fundamentais e define o estudo das situações didáticas como o seu objeto central .


·         Considerações finais

Do exposto no presente trabalho , pode –se concluir que
referente a questão didática da matemática , que a fundamentação teórica necessária para que o professor conheça o significado de sua opções e se comprometa com elas  , tanto na teoria quanto na pratica ; conheça as dimensões  epistemológicas do que esta se formulando , assim como reflita a relação dos alunos com o conhecimento e a função do saber .
Para realizar-se uma analise critica das proposta de ensino vigente , é necessário compartilhar as primeiras explicações didáticas , através das quais , buscam dar oportunidades ao alunos de colocar em pratica suas conceitualizações , e ao mesmo tempo propiciem aos alunos que eles questionem e reformulem idéias  próprias , justamente, para aproximar –se progressivamente da compreensão da notação convencional .
Em fim , participar deste avanço no processo da didática da matemática é considerado ,principalmente uma reflexão araque cada professor comece a  repensar na aprendizagem como forma de divisao , o qual o professor dividir as dificuldades encontradas em sala de aula com seus alunos.

·        Referencias bibliográficas

Parra Cecília . Didática da Matemática : reflexões psicopedagógicas . São Paulo : 2001.

Revista escola nova edição 2009

                       
 

Turma Ciência da Educação , turma II.
Professor Ricardo  lÉO
Aluna Damaris leite Da Silva
Faculdade UNIAMERICAS